INAUGURAÇÃO

Centro de Operações de Defesa Cibernética é inaugurado em Brasília

Estrutura moderna e operação contínua fortalecem o sistema de defesa cibernética brasileiro
Publicada em: 05/08/2025 10:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz

  Com o objetivo de fortalecer as capacidades nacionais no domínio cibernético, foi inaugurado, nesta segunda-feira (04/08), o Centro de Operações de Defesa Cibernética (CDCiber). Com área total superior a 2.750 metros quadrados, a nova instalação abriga 194 estações de trabalho integradas, com ambientes adaptáveis à natureza das operações. O espaço conta com Data Center TIER II, atendendo a padrões internacionais com disponibilidade superior a 99,75%, além de sistemas redundantes de energia e refrigeração que garantem o funcionamento ininterrupto da unidade.

A cerimônia de inauguração, realizada em Brasília (DF), contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, de membros do Alto-Comando e Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), autoridades civis e militares.

A programação incluiu visitas guiadas às instalações e uma demonstração técnica das capacidades do Centro, coordenada pelo Chefe do Estado-Maior do CDCiber, Coronel Walace Paysan Gomes.

“A inauguração deste Centro de Defesa Cibernética, equipado com tecnologia de ponta e viabilizado pelo Ministério da Defesa, simboliza um marco importante. Mais do que a estrutura física, destaco a excelência e a combatividade do efetivo aqui presente, cuja atuação sigilosa tem sido essencial na proteção dos ativos das Forças Armadas. O reconhecimento da nossa capacidade cibernética já ultrapassa fronteiras, com participação expressiva em exercícios internacionais. Esse progresso é resultado do esforço conjunto das Forças Armadas e do Ministério da Defesa”, disse o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Achilles Furlan Neto.

O Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Alan Denilson Lima Costa, também ressaltou a relevância do momento. “A entrega deste centro no aniversário de 15 anos do CDCiber simboliza a consolidação de uma capacidade estratégica construída em tempo recorde. A estrutura moderna e a excelência dos profissionais aqui reunidos posicionam o Brasil entre os protagonistas da defesa cibernética mundial”, destacou.

O Vice-Presidente Comercial da empresa Green 4T, Márcio José Martin, responsável pela adequação das instalações, destacou em sua fala a complexidade e a importância do projeto. “Este projeto representa um desafio tecnológico e uma missão de Estado, conduzido com resiliência e alinhado aos nossos valores. Ser escolhida como parceira estratégica reforça nosso compromisso com a proteção do ciberespaço e a continuidade operacional desta instituição. Agradecemos a confiança do Exército Brasileiro e de todos os envolvidos. Que este centro inspire o futuro da defesa digital do país”, concluiu.

Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER